Câncer de Mama

É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma. O câncer de mama também acomete homens, representando apenas 1%. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.

ALGUNS FATORES DE RISCO:

• idade da primeira menstruação menor que 12 anos;
  • menopausa após os 55 anos;
  • ingestão de bebida alcoólica, sobrepeso e obesidade após a menopausa;
  • fatores genéticos/hereditários : estão relacionados à presença de mutações em determinados genes transmitidos na família, especialmente BRCA1 e BRCA2. Mulheres com histórico de casos de câncer de mama em familiares consanguíneos, sobretudo em idade jovem; de câncer de ovário ou de câncer de mama em homem, podem ter predisposição genética e são consideradas de risco elevado para a doença.

É feito baseado no teste triplo:

• exame clínico,
  • imagem e
  • biópsia.

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Sendo a mamografia de rastreamento o mais validado.

RECOMENDAÇÃO

Mantenha consultas periódicas ao seu médico Ginecologista para detectar seus riscos de desenvolver tal doença e a necessidade de exames de rastreio assim como manter em dia o exame físico das mamas. Devemos lembrar que nem sempre apresentamos sintomas na doença inicial e muitas vezes quando os sentimos a doença já está avançada.

Dra. Anna Manoella H. Bicca – Ginecologista e Obstetra – CRM 38.597